Um motor de busca que permite pesquisar, de forma simples e intuitiva, as respostas sociais existentes (Instituições, organizações e grupos informais) para as mais variadas situações de carência, numa determinada área geográfica.
Colocar as respostas sociais em rede para que todos quantos precisem de ajuda ou conheçam alguém que precisa de apoio, possam encontrar uma Instituição de Solidariedade que pode dar resposta adequada à necessidade.
Do contacto com as Instituições Particulares de Solidariedade Social a quem a ENTRAJUDA presta apoio, verificou-se a existência de uma clara falta de comunicação, cooperação e coordenação entre as várias organizações do sector social. Esta realidade acarreta uma desnecessária duplicação de intervenções, meios e esforços que poderiam ser canalizados de uma forma mais proveitosa, noutros sentidos. Por exemplo, o desconhecimento por parte das entidades, intervenientes no campo social, dos serviços e/ou equipamentos sociais disponibilizados na região or congéneres seus impedem, em parte, que a realidade da prestação dos seus serviços junto dos beneficiários finais seja a melhor e geram duplicações de esforços com o desaproveitamento de recursos que são, neste sector, muito escassos.
A ENTRAJUDA disponibiliza em www.ajudasocial.pt uma base de dados com todas as respostas sociais existentes, com a indicação dos serviços e/ou equipamentos sociais disponíveis.
Estamos em crer que o levantamento das respostas/recursos sociais existentes servirá para potenciar a comunicação, cooperação e coordenação entre as diferentes instituições, promovendo o encontro de instituições por área geográfica, para estabelecimento de redes locais e permitirá o encaminhamento de situações individuais de pobreza para a resposta mais adequada de forma célere e adequada.
Muitas Instituições de Solidariedade Social lutam com grandes dificuldades no cumprimento da sua missão e precisam de ser ajudadas no terreno de forma a melhorarem a qualidade dos serviços que prestam à população carenciada que assistem, através de um acréscimo da sua capacitação.
Com consciência de que é possível melhorar muito o seu desempenho, desde que ajudadas na área de gestão e da organização, impunha-se criar uma nova instituição com esse objectivo. Nasceu, por isso, a ENTRAJUDA.
Inspirada na actuação do Banco Alimentar Contra a Fome de Lisboa, o qual está, aliás, na génese da sua constituição, a ENTRAJUDA estabelece um ponte entre "quem quer dar e quem precisa receber", permitindo a criação de uma verdadeira cadeia de solidariedade em que cada um é um elo decisivo. Esta ponte é permanentemente dinamizada pela ENTRAJUDA através de parcerias com pessoas e empresas em áreas que se revelem fundamentais, tendo por base um trabalho permanente de diagnóstico de necessidades e avaliação de resultados junto das instuições apoiadas.